top of page
 Bandeiras SAPATRANSBONDE em pequeno formato

Bandeiras SAPATRANSBONDE - Pequeno formato
(SAPA CONVICTA, SAPA MISTIKA, SAPA ATIVISTA, SAPA PROFANA, SAPA VELHA, SAPA TROPIKAÔ E SAPA PIRATA)
Intervenção urbana, 2021, Vitória da Conquista-BA
Tecido, tinta sublimática presas em suportes da cidade, 40 x 30 cm

Triptico SAPAESQUERDISTA - Grande formato
(SAPA GUERRILHEIRA, SAPA COMUNISTA E SAPA PETISTA)
Intervenção urbana, 2021, Vitória da Conquista-BA
Tecido, tinta sublimática presas em suportes da cidade, 1,40 x 1 m

A esquerda brasileira e mundial novamente é colocada dentro de um mesmo balaio, numa leitura simplista, homogeneizadora e coberta de estigmas sociais, e volta a ser um sinônimo de xingamento social – a velha estratégia da construção discursiva do “INIMIGO” que precisa ser exterminado, não esqueçamos a tentativa de CRIMINALIZAÇÃO de toda um espectro de luta coletiva e o aumento exarcerbado da violência destinada a nossos corpos e subjetividades.
SAPATÃO COMUNISTA , GUERRILHEIRA e PETISTA, se torna portanto uma dupla, tripla ofensa – “aquela, aquele e aquelu” tipo de gente que não se quer e nem cabe no formato da FAMILIA TRADICIONAL BRASILEIRA - que causa torpor, medo, o "pavor das criancinhas", e com isso manipulam mentes, destroem familias, matam, violam, exterminam ..
Nada novo na TERRA DO SOL, hastear estas bandeiras a meio mastro – em LUTO - em três alturas diferentes na Av. Juracy Magalhães em Vitória da Conquista -BA, sendo que a SAPACOMUNISTA desembocando na Av. Bartolomeu de Gusmão (referência ao padre 1685), avenidas estas que juntas contém mais de 70% do comercio local, é trazer a disputa , para as próprias estruturas da hegemonia, seja refletindo sobre uma importante Av. da cidade receber o nome de um governado INTERVENTOR que apoiou a implementação da DITADURA civil militar em 1964, os rumos e as consequências dessas políticas em 2021 numa cidade do interior da Bahia coberta de suas contradições sociais, onde carros importados e donos de empreendimentos multinacionais convivem com a gambiarra social dos baixos salários aos trabalhadores precarizados, a exploração da tração animal convivendo com a dureza do asfalto, artistas de rua, imigrantes e pessoas em situação de rua se entrincheira nos sinais de trânsito a espera do capital que por ventura esteja sobrando nos bancos dos carros, tudo isso aos olhos e abaixo do sol.

SAPATRANSBONDE na Rio-Bahia - Formato Médio
(SAPA TROPIKAÔ, SAPA PROFANA, SAPA TRANSVIADA, SAPA PETISTA (2), SAPA MISTIKA, SAPA CONVICTA e SAPA COMUNISTA)

Intervenção urbana, Vitória da Conquista-BA, 2021

Tecido, tinta sublimática e barbante. Coloquei 8 bandeiras (1 x 0,70  m) na encruzilhada da Av. Presidente Dutra

Alguns dias depois as bandeiras SAPATRANSBONDE foram retiradas e no seu lugar foram hasteadas 2 bandeiras gigantes do Brasil e 2 do municipio de Vitória da Conquista, desta vez não a meio mastro, mas no topo, para demonstrar a força e violência patriota

bottom of page