top of page
_MG_8213.JPG

NOSSO AMOR SAPATÃO

  • YouTube
  • Instagram

Nosso Amor Sapatão é um conjunto de práticas artivistas e cotidianas que surgem da experiência afetiva de mais de uma década de amor sapatão entre Taliboy e Roberta Nascimento (2008-2019). Sendo dividida em três partes principais, que serão descritas abaixo, mais a criação de perfis nas redes sociais, um canal no youtube onde produzem conteúdo sapatão diversos.

1° PARTE

NOSSO AMOR SAPATÃO

Exposição com câmeras de segurança e streming plataforma youtube 24 horas por 10 dias, 2018

Em 2013,  entramos para as estatísticas da violência LGBTQIA+fóbica, fomos agredidas por um segurança dentro de uma instituição cultural ao visitar uma exposição de arte. Cinco anos depois, no dia 29 de agosto de 2018 – dia nacional da visibilidade lésbica - ainda refletindo sobre esta violência, abrimos as câmeras de segurança instaladas em nossa casa no centro de Salvador-BA, para transmitir via youtube 24 hs por dia, durante 10 dias a rotina e o afeto de um casal sapatão, convidamos e abrimos a nossa casa para visitação pública, havia outra câmera para gravar depoimentos de outras tantas sapatão que se sentissem movidas a vir até nós e compartilhar as suas experiências. Algumas partes dessa experiência se encontra em nosso canal do youtube Nosso Amor Sapatão. Sugiro fone de ouvido para assistir os vídeos.

2° PARTE

NOSSO AMOR SAPATÃO

Casamento-Manifesto (Civil e celebração Casa Rosada), pixação e panfletagem na cidade, 2019

Logo após a eleição de um fascista que deixava a existência LGBTQIA+ ainda mais na mira da violência, resolvemos oficializar a nossa relação como forma de ativismo para pautar NOSSO AMOR SAPATÃO no espaço público, disputando assim imaginários e rexistências

3° PARTE

NOSSO AMOR SAPATÃO

É composta pela performance realizada para o Desmonte - I Seminário de Dança e Diversidade que aconteceu na Escola de Dança - UFBA por conta de violências transfobicas, assim como por uma série de fotografias - autobiograficas - se beijando em espaços públicos

A ação consiste em um beijo de 30 minutos ininterruptos, enquanto “elas” se beijam, um vídeo é projetado sobre suas corpas quase inteiramente nuas.

O vídeo é um mix de imagens de momentos íntimos dos 10 anos de relação, com imagens e áudio de uma das reportagens sobre a violência que viveram, com imagens e áudios LGBTfóbicos, relato de áudio de Roseli  Barbosa, irmã de Luana Barbosa, lésbica brutalmente assassinada pela polícia militar, proferido na Câmera de Vereadores de Ribeirão Preto no dia 19 de abril de 2016, além de  relatos de Mônica Benício, companheira de Marielle Franco e Anielle Silva, irmã da Marielle, em depoimentos dados dentro do Congresso Nacional Brasileiro, alguns dias após o brutal assassinato de Marielle Franco, no dia 22  de março de 2018. Também instalamos as câmeras de segurança e pode ser vista na integra neste link.

bottom of page